zondag 2 maart 2014

DO EQUILÍBRIO GEOPOLÍTICO AO DESEQUILÍBRIO POPULACIONAL EM TRÊS FACADAS EM CHINOCAS E SEIS GOLPES DE ESTADO EM CORRUPTOCRACIAS BASTANTE EVOLUÍDAS

PORQUE FALHAM TODAS AS UNIÕES POLÍTICAS TRANSNACIONAIS DA EUROPA ?
O Grão-Ducado da Lituânia RESPONDE À QUESTÃO OU SE CALHAR NÃO RESPONDE PORQUE SE EXTINGUIU (lituano: Lietuvos Didžioji Kunigaikštystė, bielorrusso: Вялі́кае Кня́ства Літо́ўскае (ВКЛ), ucraniano: Велике Князівство Литовське (ВКЛ), POLACO: Wielkie Księstwo Litewskie) foi um estado do Leste Europeu dos séculos XII ao XVIII. Fundado pelos pagãos lituanos do báltico na segunda metade o século XII, expandiu-se rapidamente para além das fronteiras da área inicialmente estabelecida, adquirindo grande parte do antigo Rus de Kiev. Ocupou o território do que é atualmente a Lituânia, Bielorrússia, Ucrânia, Transnístria, parte da Polônia e Rússia durante o período de sua maior expansão no século XV. Aceitando a União de Krewo em 1386, o Grão-Ducado da Lituânia fez uma união pessoal com o Reino da Polônia. Sob a União de Lublin em 1569, o Grão-Ducado da Lituânia fez parte da República das Duas Nações. Nesta federação, o Grão-Ducado teve um governo, leis, exército, e tesouro separados. Em 1795, a Comunidade foi destruída pelas partições entre a Rússia Imperial, a Prússia e a Áustria .

O Grão-Ducado da Lituânia foi um estado multinacional COMO A ACTUAL UCRÂNIA E SE A LITUÂNIA  se expandiu na força do vácuo deixado pelos Mongóis A UCRÂNIA FÊ-LO NO VÁCUO DOS SOVIETES . Muitas etnias e religiões (lituanos e poloneses católicos, ortodoxos e ritos orientais eslavos, judeus, armênios, germanos etc.) contribuiram para sua diversidade cultural e política. O caráter multinacional do estado e a filosofia cosmopolita de sua elite, depois do fim do século XIV, foi tema de debate sobre o legado deixado pela Grão-Ducado da Lituânia  O debate atingiu seu ápice durante as guerras para a independência de 1917 a 1920, e contribuiu muito para as disputas locais como as que envolveram a linha Curzon e políticas na Lituânia Central.

A expansão do Grão-Ducado da Lituânia para uma Rutênia Branca uniu pessoas de culturas similares. Os dois povos, os antepassados dos lituanos modernos e da atual Bielorrússia, chamavam-se a si mesmos lituanos em seu idioma próprio (respectivamente lietuviai em lituano e litviny em bielorrusso). Naquela época "lituano" teve um duplo significado. Um significava o habitante do Grão-Ducado da Lituânia, e o outro uma pessoa de idioma lituano. Uma vez que os lituanos viviam não somente na região da atual Lituânia, como também na Prússia Oriental e grande parte da atual Bielorrússia. Na Prússia Oriental ele foi utilizado para se referir à minoria lituana da região da Lituânia Menor, enquanto que nas terras eslavas do Grão-Ducado o emprego do termo como no primeiro caso foi mais comum. Na Bielorrússia, bielorrussos (especialmente os católicos) referem-se a si mesmos como lituanos, enquanto outras populações como a dos ucranianos, denominam-se apenas rutenos ou por alguma outra etnia. Porém, o número de pessoas que se consideram lituanos diminuiu com o tempo devido a adoção da cultura e idioma polonês, que foram considerados mais sofisticados. Eventualmente a maioria da nobreza do Grão-Ducado se considerava polonesa. O nacionalismo lituano e a auto-determinação resurgiu no século XIX. Até então, o termo era principalmente associado com pessoas de idioma lituano. Bielorrussos, que tiveram um renascimento nacional quase ao mesmo tempo, começaram a se ver como uma nação diferente.




História

O Grão-Ducado da Lituânia começou a surgir no governo do Grão-Duque Mindaugas (ou Mindoŭh em bielorrusso) em 1238. Mindaugas foi batizado em 1252 e coroado Rei da Lituânia em 1253 (em 1260, ele abandonou o Cristianismo). Após ele, houve uma luta entre os duques lituanos, mas o estado sobreviveu. O ducado expandiu-se em direção ao sul e leste, incorporando grande parte da Rutênia. A expansão alcançou seu apogeu no governo de Gediminas (bielorrusso: Hiedzimin), que criou um forte governo central e estabeleceu um império que se estendeu desde o Mar Negro até o Mar Báltico. A facilidade com que a Lituânia construiu seu império pode ser creditada à habilidade diplomática e tática dos grão-duques lituanos bem como à fragilidade de todos os principados rutenos; a Lituânia estava em posição ideal de tirar vantagens dos Eslavos Orientais. Enquanto a maioria dos estados a sua volta haviam sido saqueados ou derrotados pelos Mongóis, suas hordas nunca chegaram tão distante ao norte deixando o território lituano intocado. A expansão da Lituânia foi também acelerada devido ao fraco controle que os Mongóis tinham sobre as áreas que eles consquistavam. (A Rutênia nunca foi diretamente incorporada ao Canado da Horda Dourada. Ao contrário, sempre foi um estado vassalo com um grau moderado de independência.) O surgimento da Lituânia aconteceu em um momento ideal onde ela pudesse se expandir encontrando muito pouca resistência ruteniana e apenas oposição limitada por parte dos mongóis.

O estado lituano não foi construído apenas com agressões militares. Sua existência sempre dependeu da diplomacia muito mais do que das armas. Quase todas as cidades foram anexadas sem nunca terem sido antes derrotas em batalhas mas aceitaram em ser vassalos da Lituânia. A maioria delas já eram vassalos da Horda Dourada ou da Moscóvia, e não tinham interesse em conseguir sua independência mas preferiam mudar de um senhor para outro. Isto pode ser visto no caso de Novgorod, que foi freqüentemente trazida para a esfera de influência da Lituânia e tornado-se uma dependência ocasional desta, mas os exércitos lituanos nunca atacaram a cidade. Pelo contrário, o controle lituano era o resultado de atritos internos naquelas cidade, que queriam fugir do domínio da Moscóvia. Este método de construção de um estado era, contudo, instável. A mudança de políticas internas dentro de uma cidade poderia tirá-la do controle lituano, como aconteceu em um número de ocasiões com Novgorod e outras cidades rutenianas.


A Lituânia atingiu seu apogeu no governo de Vytautas o Grande (Vitaŭt, Vitovt, Witold), que governou de 1392 a 1430. A rápida expansão da Moscóvia logo a colocou na posição de rivalizar com a Lituânia, porém, após a anexação de Novgorod em 1478 a Moscóvia foi inquestionavelmente o estado preeminente no norte-leste europeu. Entre 1492 e 1508 Ivan III apossou-se de uma parte das antigas terras rutenianas da Lituânia.

A perda das terras para a Moscóvia e a continuada pressão de expansão do estado russo gerando uma ameaça real de destruição do estado lituano, forçou a Lituânia a fazer uma aliança mais íntima com a Polônia chegando até a unir-se com seu vizinho ocidental na República das Duas Nações sob a União de Lublin de 1569. O Grão-Ducado da Lituânia manteve muitos direitos naquela federação (incluindo governos, tesouro e exércitos separados) até a promulgação da Constituição.....A LITUÂNIA ERA INCONSTITUCIONAL

Geen opmerkingen:

Een reactie posten